desocupada em tempo integral

top 7 melhores feats em músicas da pinkpantheress

⚠️: este post contém referências a sexo e entorpecentes. nada muito pesado, mas estou avisando porque é de bom tom.

divisória fofinha

eu amo tanto pinkpantheress. acho que ela é a melhor coisa que aconteceu na música mainstream dessa década1. claro, os vocais dela não são absurdos e ela tem a presença de palco de um manequim da renner, mas o trabalho dela sempre me surpreende. a direção criativa? visionária. produção musical? impecável. o liricismo? precioso. não tem nada na menina que não grite ARTISTA

mentira. eu me preocupo com a capacidade de pinkpantheress de escolher artistas bons para colaborar com ela. o quanto isso poderia prejudicar a carreira da dita cuja?, eu me perguntei. então, de uma forma extremamente científica, ranqueei a participação dos artistas convidados, os feats, em músicas da dita cuja para responder essas questões.

primeiramente, vamos falar sobre os critérios de eligibilidade e, segundamente, os critérios de avaliação para este top 7. a música tem que ter sido lançada por pinkpantheress, seja num álbum de estúdio ou como single da própria artista2. segundamente, o artista convidado (o feat) precisa ter contribuído com vocais ou rap. terceiramente, vou avaliar a parte do convidado isoladamente, no contexto da música isoladamente e da discografia de pinkpantheress: o que ela agrega para o universo sonoro de pinkpantheress. quartamente, só minha opinião está certa e ponto final.

simbora!!!!

desenho estilo paint de ice spice e pinkpantheress. ice spice tem cabelo bem cacheadinho rosa e usa um colar com um pingente enorme, pinkpantheress veste um casaco de capuz listrado e tem cabelos longos e lisos

7. nice to meet you feat. central cee (2023)

pessoalmente, acho que central cee não fez esforço nenhum aqui. “nice to meet you” é uma das melhores músicas da discografia de pinkpantheress apesar dele. na minha cabeça, o cara simplesmente apareceu no estúdio em cima da hora, ouviu a demo e gravou a primeira coisa que passou na cabeça dele quando ouviu uma mulher falando sobre ter certeza que encontrou o amor da vida inteira. e a primeira coisa que passou na cabeça do dito cujo foi minha ex bloqueou meu número e agora tá me expondo no tiktok porque eu não consigo ver mulher e ficar quieto

é sério. a panterosa3 abre seu coração com letras como “eu vou rezar pra morrer antes do meu bebê” e “explica como a gente se conheceu porque você explica melhor”, enquanto o verso de central cee é uma fofoca chata de subcelebrities que por causa de desemprego lula faça alguma coisa algum motivo além da nossa compreensão foi parar nos trending topics do finado pássaro azul. pelo menos, ninguém violou as convenções de genebra...

isoladamente, eu acho o verso de central cee só cringe e esquecível, mas ele merece o último lugar porque o cara está numa das melhores músicas da discografia de pinkpantheress e não agrega absolutamente nada a ela. já devo ter ouvido essa música umas trinta vezes e ainda não decorei tudo o que ele diz e é melhor assim antes que eu

6. another life feat. rema (2023)

estava em dúvida entre o último e o penúltimo lugar da lista porque eles representam um grande dilema da filosofia da arte. qual destes tipos de arte é pior, a arte predominantemente ruim ou a arte predominantemente esquecível4? não sei se já existe um consenso sobre essa pergunta ou sei lá como os filósofos só te mandam calar a boca e aceitar, PORÉM, na minha cabeça, quem ganha é a arte ruim porque a arte predominantemente ruim pode inspirar arte boa, enquanto a arte predominantemente esquecível é só esquecida.

ok, depois de muitos replays, eu acho que rema está assumindo o papel do namorado que morreu. porém, eu acho esquisitíssima a forma como ele desenvolve o verso. no começo, ele estranha que as drogas o deixaram alterado (compreensível, o cara acabou de morrer), aí ele fala mal da namorada e ela não o entende, mas pede por favor não transe com mais ninguém pois eu não faço terapia só lido com minhas emoções através do sexo monogâmico. é isso que você pensa quando está morrendo, colega? na dor de cotovelo que você vai ter quando sua namorada te superar porque você não conseguiu lidar com suas emoções de forma saudável? pelo menos tá sendo sincero que ela o amava né

e esse verso se encontra justamente na primeira música do primeiro álbum de verdade de pinkpantheress, “heaven knows”, lançado após a mixtape “to hell with it”. “another life” de 2021 e o EP “take me home” de 2022. another life abre uma nova fase da artista do momento com violinos celestiais, um refrão maravilhoso que é uma interpolação do melhor grupo de k-pop de todos e aí chega no verso de rema que tira metade da minha empolgação. complicado. mas ele foi, aparentemente, responsável5 pela terceira melhor parte da música6, quando a panterosa repete o “you don't get me at all” no finalzinho da música que aparece no rap. rema, eu não te entendo nem um pouco, mas você não merece o último lugar!

5. the boy's a liar pt. 2 feat. ice spice (2023)

defendo as mulheres e vou defender ice spice das críticas injustas quando tantos homens (2) fizeram muito pior do que ela e continuam por aí sem receber metade do hate eu acho já sou muito velha pra me meter em fandom. eu acho o verso dela cringe? sim. eu ouvi tanto a original que eu já tinha enjoado da música quando a parte 2 saiu? sim. ice spice mereceu a chacota das redes?

não, definitivamente não. ela só teve o azar de ser a primeira. uma pioneira incompreendida. comparado aos feats mencionados acima, ice spice é nossa carla drummond de andrade. ela usa a premissa do cafajeste título da canção e transforma em aposto que ele está botando nela e pensando em mim porque ele conhece meu popozão. deu! é ela. nossa manuela bandeira, nossa fernanda pessoa…

acho que a principal diferença entre ice spice e os feats anteriores é que a música só estourou de verdade depois da colaboração com a rapper do momento que está começando agora. e nós deveríamos parar de ser tão exigentes com artistas femininas emergentes enquanto justin bieber ainda tem uma carreira depois de causar a pandemia do coronavírus. sou feminista, portanto, apoio uma mulher ganhando montanhas de dinheiro, não importa o que a internet diz e eu se tivesse 10% do dinheiro que ela tem também não me importaria

4. where you are feat. willow (2022)

que fique bem claro, eu amo amo amo amo e amo willow smith. eu queria muito gostar de verdade dessa música, mas eu não gosto tanto assim de “where you are”. tipo, conceitualmente, pinkpantheress e willow é um feat dos sonhos para mim, eu jamais poderia imaginar as duas colaborando. aí vi a faixa no radar de novidades do spotify, ouvi umas duas vezes e simplesmente esqueci da existência dela. não acho uma música ruim, mas essa é literalmente a única música da lista que não está salva no meu spotify7.

então, estou tentando intelectualizar minha falta de envolvimento com esta música. eu acho que meu problema com “where you are” é que ela só parece uma faixa extra de “to hell with it” com willow cantando. e a voz de willow é linda, mas eu não estou satisfeita com a participação dela aqui e eu não acredito que estou dizendo isso de uma música que sampleia paramore mas eu queria que a música fosse mais pop punk mais emo

where you are está unindo duas heroínas da vanguarda do pop, mas não consegue ser mais do que a soma de suas partes — por mais talentosas que essas partes sejam. não quero dizer que eu acho uma música ruim porque não é, a parte de willow também não é ruim, mas... se é pra escolher entre ela e o resto da discografia das duas, eu prefiro beber direto da fonte

3. picture in my mind feat. sam gellaitry (2022)

antes de escrever este texto, eu achava “picture in my mind” uma música divertida. apenas isso. os vocais de sam gellaitry são aceitáveis, embora sejam os mesmos versos repetidos à exaustão. o ponto alto é a vibe daft punk anos 2010, bem diferente do universo sonoro de pinkpantheress na época, mas acho que combina bem porque passa aquela vibe moderna e atemporal — e até um pouco nostálgica — que permeia a discografia dela.

então, enquanto eu estava trabalhando neste texto, eu encontrei a demo de “picture in my mind”. a demo foi feita por sam e é literalmente os mesmos versos que ele canta na versão final, com uma introdução instrumental de quase um minuto. picture in my mind - pinkpantheress feat. sam gellaitry é mais concisa, e os versos da nossa panterosa trazem uma honestidade e espontaneidade muito bem vindas. de certa forma, é ela quem está agregando à música — ou é ele quem está se abrindo a uma nova perspectiva? mas sam continua sendo o feat, então entra para a lista e ganha o terceiro lugar por ter entregado um pouco de novidade e espero que você não me odeie por ter colocado essa música numa posição tão alta

2. turn your phone off feat. destroy lonely (2023)

essa é uma das minhas músicas favoritas da panterosa e é a primeira dessa lista que eu amo tanto a parte do convidado quanto todo o resto. eu amo tanto o rap de destroy lonely em “turn your phone off” porque ele faz o que rema e central cee — e, de certa maneira, ice spice — falham em fazer em suas respectivas colaborações: trazer uma perspectiva diferente que brilha por si só, além de expandir o universo sonoro da rosapantera.

eu admiro a forma como o liricismo de destroy lonely e pinkpantheress se complementam muito bem: as letras assustadoramente específicas e o jeito de cantar meio dissociado dela e o verso super apaixonado e melódico dele. é um dueto romântico clássico que você não sabe se torce para eles voltarem ou se realmente não tem solução, por mais que eles se amem, mas é impossível não se envolver. ninguém sai ileso. sinceramente, essa música é boa demais para não ter meio bilhão de streams.

é sério. não dá pra ouvir but everytime we fight i end it with i love you com o breakbeat torando e não ligar pro ex8

menção honrosa: do you miss me feat. kaytranada

não entrou na lista porque é só pinkpantheress cantando, mas a música é ótima. se você não conhece, ouça imediatamente (e pinkpantheress fez feat no álbum novo de kaytranada, também gostei)

1. bury me feat. kelela (2023)

se, em turn your phone off, a parceria consegue ser mais do que apenas a soma de suas partes, “bury me” é o feat que nem o futuro esperava. não digo isso no sentido de “este feat foi totalmente inesperado” porque eu não conheço a relação das duas artistas, digo isso no sentido de “este feat explode os limites da capacidade artística dos seres humanos”.

não estou exagerando. a voz e a performance de kelela são tão absurdas que eu abro meus sete chakras quando chega na parte dela. simples assim. a música é perfeita e o feat é algo ainda melhor que perfeito. não tenho mais nada a declarar.

mentira, eu tenho mais uma coisa a dizer. só faltou o clássico yeah yeah no final de i hit you up. eu sempre imagino a voz da panterosa fazendo o ad-lib toda vez que a música chega nessa parte e melhora ainda mais a experiência.

conclusão?

não sei. confesso que estou menos apreensiva após terminar este texto. nem tudo é choro e ranger de dentes. mas vigia, panterosa...

divisória fofinha

este é o espaço que eu digo “muito obrigada por ler, um beijo pra você!”. muito obrigada por ler, um beijo pra você9! se quiser me dar mais do que sua preciosa atenção, você pode compartilhar esse bloguinho com outras pessoas desocupadas >ω<

este site pode ser seguido por um feed rss e atom. se você não sabe como funciona esse negócio de rss, eu posso te ajudar

notas da desocupada

  1. alice naquele dia eu respondi mitski porque eu a amo e laufey porque não conseguia pensar em outra pessoa mas na real eu acho que pinkpantheress é a melhor coisa que aconteceu na música porque acho que quem copiar mitski errado é receita para um cochilo e copiar laufey errado é receita para um desastre enquanto copiar pinkpantheress errado continua dançante e copiar certo é certeza de hit dito isso copiar é errado crianças não copiem

  2. ou seja, pinkpantheress não pode ser a feat kkkkkkkkk

  3. entendeu? entendeu? pantera e rosa? por favor diz que entendeu não me deixe aqui chorando na chuva como lágrimas na

  4. não vamos entrar no mérito de existir arte boa ou ruim até porque eu não sou besta de entrar na discussão que potencialmente invalida todo o trabalho do meu texto. mas fica pra outro dia

  5. tem uma demo vazada de another life que é bem diferente da original, com outra pessoa no "lugar" de rema, e não tem o "you don't get me at all". darei o crédito ao dito cujo pela terceira melhor parte de another life.

  6. a segunda melhor parte é a introdução instrumental, e a melhor parte é o solo de guitarra.

  7. the boy's a liar pt. 2 apareceu nas minhas músicas mais ouvidas de 2023. eu não sei como isso aconteceu

  8. e eu nunca namorei. é assim que você sabe que a música é boa

  9. esse é o obrigado especial para quem leu até o fim. obrigado, pessoa que leu até o fim. queria mandar um beijo mais especial ainda para pinkpantheress que eu acompanho desde 2021, mas não sei se isso seria muito jornalístico da minha parte. então, vou mandar um beijo para weyes blood por ter curado meus transtornos mentais