desocupada em tempo integral

guia preguiçoso para aprender a usar RSS

ok. este post claramente não foi feito porque eu decidi temporariamente não enviar mais os posts do bloguinho por email. enfim. vamos para a aula de hoje: como usar RSS sim você viu estou usando caixa alta mas é pra não confundirem com rss a onomatopeia

desenho feio estilo paint da minha pessoa apresentando sobre RSS com o ícone laranjinha do RSS num quadro branco

primeiro: o que é RSS? não sei explicar, pelo menos de uma forma técnica. vou explicar o que ele faz. talvez você já viu que parece uma wifi em algum site, às vezes num quadradinho laranja, mas não sabia a função dele1. talvez você já esteja usando e nem se deu conta ainda. sabe agregadores de podcast? aquele negocinho que tem todos os episódios dos podcasts que você gosta. sabe como o agregador consegue agregar os episódios dos podcasts que você gosta? [pausa dramática]

através do feed RSS! é o feed RSS quem diz para seu agregador de podcast quais episódios estão disponíveis para serem ouvidos e ele vai ser atualizado conforme cada episódio novo. com texto é a mesma coisa, mas o feed vai te entregar texto em vez de áudio. aí você me diz ok, annanda, mas preciso de uma tecnologia diferenciada pra fazer o que um link faria? por que eu preciso mudar todo o meu estilo de vida quando eu posso simplesmente ver quando você avisar que fez post novo no twit–2

todo mundo e a tua avó já falaram que a gente não deveria depender de redes sociais para acompanhar as pessoas que queremos acompanhar. primeiro que tem muita coisa nas redes sociais, então é normal você perder conteúdo porque tem muita coisa nas redes sociais. segundo: os A L G O R I T M O S. você tem que alimentar a máquina constantemente na esperança de que ela te recompense por seu esforço. eu não tenho mais paciência pra isso, então tanto faz o twitter entregar meu link pra sessenta como pra seis pessoas diferentes — o pássaro de fogo não gosta muito de mim. se é pra chegar em pouca gente, quero garantir que pelo menos chegue para quem quer ler minhas besteirinhas :)

a terceira e última vantagem do RSS que eu vou comentar pelo menos nesse texto porque com certeza tem mais vantagem… se você quer passar menos tempo nas redes sociais porque acha que tá perdendo tempo etc., mas não quer se sentir por fora das notícias e do mundo etc.… os feeds RSS te ajudam a acompanhar as notícias e o mundo etc. de uma forma muito mais prática e menos r u i d o s a porque você pode pular as discussões desnecessárias e as publis disfarçadas de conteúdo orgânico etc.

ok annanda o RSS vai salvar o mundo das fake news e do controle da internet pelas big techs e do felipe neto etc. etc. etc. mas isso é muito complicado de usar? nem um pouquinho! tenho um método extremamente prático para acompanhar pessoas com a magia do RSS: eu tenho uma extensão no navegador do meu computador ❁´◡`❁ odeio baixar programas e fazer contas em sites adoro adicionar extensões ao meu navegador

print do feedbro aberto no meu computador, mostrando as publicações do substack de laurinha lero

eu uso o feedbro, disponível no mozilla firefox, google chrome, microsoft edge, vivaldi e brave. você vai no ícone laranjinha com um microscópio + verde e adiciona o feed RSS do site que você quer acompanhar. normalmente, dá pra encontrar esse feed tacando um /rss ou /feed no final do endereço do site. o feed RSS do meu bloguinho é esse aqui. o legal do feedbro é que ele também transforma outros tipos de site em feeds, como perfis do twitter e do tumblr.

Print do Inoreader em modo noturno. Manchetes de vários veículos, como a Al-Jazeera, Gama Revista e Koreaboo

acompanhar feed rss é mais complicadinho pelo celular, eu uso um aplicativo chamado inoreader. infelizmente você precisa fazer uma conta no site para usar, mas é tranquilo. vale a pena fuçar as configurações pra deixar o app do jeitinho que você gosta. levei meses para aprender a desativar o navegador interno do inoreader e minha experiência melhorou horrores. tem gente que usa o feedly para android e aparentemente ele sincroniza com a versão desktop, mas eu não gostei muito da interface dele e foi isso aí. vamos de inoreader no celular

por hoje é só. espero ter guiado você a uma grande jornada em busca de praticidade, controle e conhecimento. você pode até ficar melhor em RSS do que eu, uma meta extremamente possível para sua lista de metas de 2024. o que está esperando? pare de dar dinheiro para elon musk literalmente queimar com foguete! pare de pagar a mensalidade de mark zuckerberg na selfit3! rejeite a modernidade, abrace a tradição do RSS

divisória fofinha

este é o espaço que eu digo “muito obrigada por ler, um beijo pra você!”. muito obrigada por ler, um beijo pra você! se quer me dar mais do que uns minutos do seu tempo, você pode enviar meu bloguinho para outra pessoa que não tenha o que fazer >ω<

este site pode ser seguido por um feed rss e atom. não sei se vou voltar a compartilhar os posts por email como fiz antes, fale comigo qualquer coisa ♡ 4

notas da desocupada

  1. você sabia que o substack tem feed RSS? é uma funcionalidade meio escondidinha, mas é só tacar um /rss no final do endereço da newsletter que você gosta que vai funcionar.

  2. (⓿_⓿)

  3. este post não é patrocinado pela selfit ou por concorrentes da marca, a menos que alguma academia queira me dar dinheiro

  4. esse é o obrigado especial para quem leu até o fim. obrigado, pessoa que leu até o fim. queria mandar um beijo mais especial ainda para minha amiga alice por causa de uma vez muito tempo atrás que ela tinha dito que tava com saudade de ler coisas que eu escrevo, o que não ironicamente contribuiu para que eu voltasse ao bloguinho.